Capsicum é o género de plantas, cujos frutos mais conhecidos são as variedades doces ( pimentos ou pimentões), e as suas variedades picantes (pimentas), com suas inúmeras espécies e cultivares diversos.
São plantas herbáceas da família Solanaceae.
As pimentas podem ser utilizadas para fins medicinais e culinários sob a forma de especiaria ou em molhos, enquanto que os pimentos são geralmente usados como hortaliça ou vegetal.
Pode ser um número difícil e incomum, mas a verdade é que todos nós conhecemos Capsicum. Se trata de um gênero de plantas que gera uma série de frutos, mas os mais conhecidos dão origem a pimentões e as pimentas em geral.
As pimentas dessa planta, no entanto, não possuem nenhum tipo de relação com a pimenta-preta. Seus usos são inúmeros, tendo desde benefícios medicinais a culinários. No caso dos pimentos, os seus principais usos são como hortaliça ou até mesmo vegetal.
As pimentas e os pimentos dessa espécie são chamados também de pimentas domésticas e podem oferecer alguns benefícios para a sua saúde. Confira tudo a seguir!
Produtos que contém Capscium
Maximus Gel
Titan Spray
O que é Pimenta Capsicum
O gênero de plantas Capsicum gera pimentas consideradas botânicas cujos frutos tendem a ser mais picantes, além de alguns também poderem ser considerados doces.
Essas pimentas são da mesma família da batata, do tomate e da berinjela.
A altura da planta Capsicum chega a 1,20 metros.
Cada árvore tem suas especificidades de acordo com a espécie, podendo variar as folhas em tamanho, coloração e em outros aspectos. Elas geram uma série de pimentas diferentes que podem ser usadas na culinária e também para fins medicinais de acordo com seus nutrientes.
Propriedades da Pimenta Capsicum
As pimentas Capsicum ainda são ricas em vitamina C, nutriente importante para a prevenção de gripes e resfriados, que fortalece ossos e dentes e melhora a absorção de ferro no organismo.
Elas também são fontes de vitaminas E, B6 e K, assim como de minerais como o cobre e o potássio
Principais tipos Pimentas Capsicum
Uma das formas de categorizar as pimentas é pelo seu grau de picância que influencia diretamente nas substâncias, ou seja, nutrientes que a mesma possui. A seguir, falaremos um pouco mais sobre cada tipo de pimenta Capsicum.
Pimenta do reino: Rica em piperina que possui conhecida por suas propriedades termogênicas que podem influenciar na perda de peso e emagrecimento.
Pimenta malagueta: A mais consumida em todo o nordeste do país, e seu uso é muito comum para o preparo do famoso acarajé.
Jamaicana: Esse é um exemplar que promove muita ardência, por isso, não deve ser consumido por qualquer pessoa. Normalmente, é utilizada na preparação de molhos.
Tabasco: O molho dessa pimenta mexicana é muito popular. Ela é vermelha e picante, muito utilizada em porções e entradas.
Jalapeño: É uma das pimentas mais populares no México, tem uma picância mediana. Ela pode ser usada nas mais diferentes receitas, incluindo geleias e tacos. A jalapeño pode ser consumida em conserva, desidratada, em molhos ou crua.
Chipotle: Essa é a pimenta Jalapeño na versão seca, o que faz com que ela fique mais picante. Pode ser consumida inteira, em conserva, em forma de molho ou em pó. Combina com vegetais e grãos.
Contém em ingredientes como um estimulante sexual, sua presença ajuda na circulação.
Chilli: Essa é a pimenta norte-americana mais conhecida, encontrada nas cores vermelho, amarelo, laranja ou verde. Ela é bem picante e pode ser consumida fresca, em pó ou como molho concentrado. A chilli pode se usada nas mais diferentes preparações.
É bem picante e pode ser usada nos mais diversos pratos e receitas.
A pimenta dedo de moça também é conhecida em nosso país e pode ser consumida de várias maneiras, até mesmo em conserva.
Ela é rica em vitamina A.
Pricipais Compostos e Propriedades da Pimenta Capsicum?
Quanto mais picante a pimenta, maior o teor de capsaicinoides, bons para a saúde devido a suas ações antimicrobiana, anti-inflamatória, anticancerígena, entre outras. Esses compostos determinam a ardência da pimenta, expressa por uma escala chamada Scoville Heat Units (SHU) ou Unidades de Calor Scoville. O teor de picância pode variar de até um milhão de SHU.
Capsaicina: Com coloração avermelhada a capsaicina possui ação antioxidante, importante na prevenção de doenças.
Violaxantina: Principal carotenoide das pimentas amarelas, responsável por mais de 60% dos antioxidantes presentes nesses frutos.
Luteína: Composto também encontrado em vegetais de folha verde, é importante para a manutenção da saúde dos olhos.
Ácido ferúlico: É um ácido com propriedades antioxidantes, é muito indicado para a prevenção de doenças crônicas que atingem o sistema nervoso.
Ácido sinapínico: Um antioxidante com ações antitumoral e anti-inflamatória.
As pimentas Capsicum ainda são ricas em vitamina C, nutriente importante para a prevenção de gripes e resfriados, que fortalece ossos e dentes e melhora a absorção de ferro no organismo. Elas também são fontes de vitaminas E, B6 e K, assim como de minerais como o cobre e o potássio.
Propriedades das Pimentas Capsicum
Dependendo do tipo da pimenta, ela pode possuir propriedades bem diversas e por isso é preciso conhece-las para saber qual consumir em determinada situação. O certo é que quanto mais picante a pimenta for, maiores quantidades de capsaicinoides ela terá.
A capsaicina é uma substância responsável pela coloração avermelhada das pimentas e contribui para a prevenção de doenças por causa da sua ação antioxidante.
Já a luteína contribui para a saúde dos olhos. A violaxantina pode ser encontrada principalmente nas pimentas amarelas e faz com que as mesmas sejam ricas em antioxidantes.
Conheça também:
Mara Peruana – o que é, para que serve e beneficios
As Pimentas Capsicum colaboram para a perda de peso?
A combinação de alimentos saudáveis e balanceados com a prática regular de atividades físicas podem sim resultar na perda de peso.
A pimenta, possui capsaicina, que é um dos melhores termogênicos naturais existentes. Isso faz com que a temperatura corporal seja elevada e assim as células usem nossa reserva de gordura para compensar o gasto energético.
Alguns estudos mostram que esse mesmo composto converte a gordura branca em gordura marrom. E essa segunda gordura é saudável, uma vez que ajuda no controle das taxas de glicose e de insulina na circulação, o que inibe o acúmulo de gordura.
A Pimentas Capsicum tem efeito analgésico?
Sim, a capsaicina, tem o poder de se ligar aos receptores da dor e promover uma redução nessa sensação e ainda propiciar o relaxamento da musculatura local.
Mas atenção, quem sofre de gastrite ou refluxo, o efeito pode ser o contrário e agravar o quadro existente.
A Pimentas Capsicum tem benefícos para a pele?
A pimenta é rica em vitamina C, importante nutriente para a formação de colágeno. E como o colágeno é responsável pela firmeza da pele, indiretamenta eu consumo evita a formação das indesejáveis rugas.
Contraindicações das Pimentas Capsicum
As pimentas podem ser bem picantes e em alguns casos, não ser indicada para determinadas pessoas.
A pimenta pode causar alguma irritação nos órgãos digestivos em pessoas que sofrem com gastrite, por isso essas pessoas devem evitar ao máximo consumi-la em qualquer formato, mas principalmente como molho.
É preciso conferir também se você não é alérgico a nenhuma pimenta. Fora isso, é preciso consumir com cuidado pois a pimenta além da ardência, pode promover aumento da temperatura corporal e dos batimentos cardíacos.
Consuma de forma moderada em suas refeições ao longo da semana para aproveitar seus benefícios sem nenhum prejuízo.